domingo, 13 de setembro de 2009

Nua e crua

Um dia parei para pensar sobre a verdade. A tão desejada verdade que na sua nudez chega a doer sem se importar com quem. A verdade apesar de procurada, desejada, às vezes por conveniência é escondida, mas apesar de ocultada é como um carvalho plantado debaixo da cama que por mais invisível em seus primeiros tempos de semente, uma hora seus frondosos galhos começam a surgir tornando-se a evidência que incomoda. Sim, a verdade é implacável, confortante ou traz consigo a espada e são tão fortes seus efeitos que parece que muitas vezes gostaríamos que nunca aparecesse. Bem-aventurada seja a ignorância que não nos devia de nossos rumos, nos deixa absortos em nosso mundo perfeito, nos faz cegos caminhando felizes à beira do abismo sem ter a ciência de onde realmente estamos. Alguns sabem de sua própria cegueira de ignorantes outros pedem conselhos dos sinceros. Há também os qu se fazem cegos para sua própria cegueira. Existe algum arrependimento em querer a verdade que acompanha os sinceros, porém no fundo, nossa curiosidade, algo vivo dentro de nós requisita que retiremos as vendas, e que a verdade esteja assim nua bem à nossa frente.
Sabe aquelas noites de verão, em que o mosquito da dúvida sobrevoa em destetáveis manobras acrobáticas, orbitando nossas cabeças, enlouquecendo-no com o zumbido da incerteza. Nisso, imploramos a verdade que expulsa o nefasto mosquito, aquele desgraçado que nos tira o sono. Ah verdade, tão preciosa...
Bom, que posso dizer a você que me lê, digo que então escolhei bem que tipo de sinceridade que tu precisas, desejas ou gostas. Escolha a verdade que melhor te convier, aquela viciada que faz teus olhos sairem da escuridão. Mas lembre-se que quando se sai repentinamente da escuridão em direção a luz, nossos olhos sempre doem.
E aliás, senão queres dor, nunca pergunte nada ao espelho, por que sua sinceridade é a da verdade mais íntegra, sem dó, sem meias palavras, mas que te faz ver o que realmente és.

2 comentários:

  1. Miguélitoo, saudades de ti cara...
    Achei seu blogger pela Gaby, fiquei muito feliz...
    Beijos, ve se não some assim.

    ResponderExcluir